Programa Educação para o Trabalho - Senac São José dos Campos

terça-feira, 18 de agosto de 2009

LIDERAR É UM ATO DE CORAGEM

A coragem é o primeiro passo para se atingir um objetivo, pois o sujeito que é covarde pessimista e não acredita na própria sorte é deixado de lado por todos e até por si próprio. Todas as pessoas nascem com vontades e desejos, mas se não houver persistência, força e coragem não chegará a lugar algum. O líder é aquele que desacomoda que motiva e faz com que todos tenham orgulho de caminhar ao seu lado.
A história narrada no Livro das Virtudes II, de William J. Bennett, sobre Alexandre O Grande é um bom exemplo do ato da coragem na liderança.
Certa vez, ele conduzia seu exército de volta para casa depois da grande vitória contra Porus, na Índia. A região que cruzavam no momento era árida e deserta, e os soldados sofriam terrivelmente de calor, fome e, mais que tudo, de sede. Os lábios rachavam e as gargantas ardiam por falta de água. Muitos estavam prestes a se deixar cair no chão e desistir.
Um dia por volta de meio-dia, o exército encontrou um destacamento de viajantes gregos. Vinham montados em mulas, e carregavam alguns recipientes com água. Um deles, vendo o rei quase sufocar de sede, encheu um elmo com água e ofereceu-lhe. Alexandre pegou o elmo nas mãos e olhou em torno de si. Viu os rostos sofridos dos soldados, que ansiavam, tanto quanto ele, por algo refrescante.
Pode levar - disse ele -, pois se eu beber sozinho o resto ficará desolado, e você não tem o suficiente para todos.
E devolveu a água sem tomar uma gota. Os soldados, aclamando seu rei, puseram-se de pé e pediram que o líder continuasse a conduzi-los adiante.

ESCRITO POR: CARLA DE LIMA TEIXEIRA(REPRESENTANTE) E DEBORA DE SOUSA VIVEIROS(VICE-REPRESENTANTE)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial