Programa Educação para o Trabalho - Senac São José dos Campos

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Parque Vicentina Aranha

Patrimônio da população joseense
Parque Vicentina Aranha fica aberto das 6h às 20h

O Parque Vicentina Aranha está agora com os portões abertos entre 6h e 20h. A abertura do parque para a população joseense aconteceu no último dia 27, às11h. O evento foi um dos destaques da programação de 240 anos da cidade e contou com bela apresentação da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos. Excepcionalmente no dia 27, a capela Sagrado Coração de Jesus foi aberta para visitação. Por enquanto, apenas a área dos jardins poderá ser percorrida até que os prédios sejam restaurados, após elaboração de um plano diretor simplificado de ocupação.

A compra do Vicentina Aranha pela Prefeitura foi uma conquista para toda a população, que te um patrimônio histórico rico em cultura, arquitetura e memórias sob seus cuidados, além de ampla e diversificada área verde no meio da cidade.

Abaixo, acompanhe todas as etapas do processo de compra e manutenção do parque, até estar pronto para a abertura, no dia 27 de julho.

Compra – Em dezembro de 2006, a Prefeitura de São José dos Campos assinou a desapropriação amigável do “Sanatório Vicentina Aranha”, de propriedade da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Depois de muitas negociações, Prefeitura e Santa Casa acordaram o valor da desapropriação em R$ 22 milhões para uma área de 84.645,61 m².

Criação de comissão – Após a compra do complexo foi nomeada uma comissão especial, para coordenar os trabalhos de utilização e finalizada do antigo sanatório. O relatório da comissão, com base em sugestões apresentadas por meio de consulta pública e pela internet, o Parque Vicentina Aranha deve funcionar como um centro integrado de cultura, com atividades de recreação, lazer, educação, cultura e arte.

Limpeza – Após a compra, a Prefeitura iniciou a limpeza da área. Foi feita capina, roçada e a retirada do entulho. Os jardins passaram por limpeza fitossanitária (uso de fungicida e outros produtos em prol da saúde de toda área verde do parque).

Muro – O muro que cercava o Vicentina Aranha foi substituído por grade vazada e a calçada refeita com blocos intertravados com uma faixa de grama baixa em toda extensão. Ao todo foram 900 metros lineares de obra. Todo conjunto de prédios foi protegido por uma cerca, para que as pessoas possam visualiza-los e garantir o isolamento até que sejam reformados e restaurados.

Iluminação – Em junho, a Prefeitura iniciou a implantação de 127 luminárias em cerca de 2.500 metros lineares de passeio no interior do Parque Vicentina Aranha.

Sobre o complexo – A área total é de 84.500 m², sendo que 11.080,83 m² são de área construída. O complexo é integrado por seis pavilhões – pavilhão central, pavilhão São João, São José, Marina Crespi, Alfredo Galvão e Paulista – além de outros prédios. A capela Sagrado Coração de Jesus, recebeu pintura e estará aberta a visitação no aniversário da cidade.

História – O Sanatório Vicentina Aranha, foi inaugurado em 27 de abril de 1924, sendo o primeiro da fase sanatorial a ser construído na cidade. O projeto é do arquiteto Ramos de Azevedo e as obras foram executadas pelo engenheiro Augusto de Toledo. Em 1980, por decisão da Santa Casa de São Paulo, passou a abrigar um hospital geriátrico, fechado em 2003. Em 1996 foi preservado pelo Comphac (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural) e, em 2001, tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo). Em 2004, foram encerradas as atividades no complexo.

Valor histórico – O Vicentina Aranha é reconhecido pelo seu valor histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico, protegido como patrimônio histórico pelo Comphac, Condephaat e está em processo de tombamento pelo Ipham (Instituto do Patrimônio Histórico e Ambiental).

Curiosidade – Com a retirada do muro das avenidas São João, Nove de Julho e da rua Prudente Meireles de Moraes, foram verificados mais de 40 tipos de tijolos, entre formatos e tipo de fabricação, utilizados ao longo da trajetória do Vicentina Aranha. Os cerca de 40 mil tijolos que já foram retirados para substituição do muro por gradil, poderão ser reaproveitados e estão sendo cuidadosamente guardados para, se necessário, serem utilizados na restauração dos prédios do complexo. Como toda a construção, os tijolos guardam valor histórico e cultural, pois datam de uma época onde as peças eram feitas artesanalmente.

Fonte: http://www.sjc.sp.gov.br/spu/vicentina_aranha.asp

Parque Santos Dumont

Parque Santos Dumont
O Parque Santos Dumont exibe belíssima área verde localizada no coração da cidade. Ele possui uma pista pavimentada com equipamentos de ginástica para a prática de exercícios e corridas e também tem à disposição vários quiosques com churrasqueiras, uma pista de skate, e playground.


Tratando-se de um parque temático, com o mote de aviões, seu diferencial é a exposição de exemplares aeronáuticos como o protótipo do avião Bandeirante, maquetes de foguetes da família Sonda e uma réplica do avião 14 Bis. O lazer contemplativo ainda conta com um jardim japonês e um lago de criação de peixes e aves.

Portaria 14 Bis
Rua Prudente Meireles de Moraes, 100 - Vila Adyana
Tel: (12) 3921.7066
2ª a Domingo das 7h às 22h


Fonte: http://www.turismo.sjc.sp.gov.br/parques-e-museus/parque-santos-dumont.asp

parque santos dumont e parque vicentina aranha são josé dos campos




Parques





Parque Vicentina Aranha





Fotos Parque Vicentina Aranha





Visita aos Parques





terça-feira, 25 de agosto de 2009

Palestra com Neusa do Cachorro-Quente


Alunos da AM09 e BM09 presentes na palestra da Neusa do Cachorro Quente

Palestra com Empreendedor: Neusa do Cachorro Quente

Negócio Sustentável



Aluna Gabriela se oferece como modelo para espor a máquina de escrever da aluna Diane.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

SEM PRECONCEITO

Suas palavras sejam inspiradas pela luz da verdade e suas ações sejam movidas pelo amor. Não se deixe levar pelo preconceito. Seria atraso de vida.
O preconceito impede que você chegue ao conhecimento da verdade e à posse do bem.
Quem tem preconceito vive na ignorância e pensa que está certo. É como o míope, que vê metade das estrelas e pensa que está enxergando todas.
O inteligente está sempre aberto à verdade. Pois sabe que, por muito que conheça, é muito mais o que lhe falta conhecer.

Padre Luiz Cechinato

terça-feira, 18 de agosto de 2009

MARKETING PESSOAL

Carla de Lima Teixeira
CLT

• Estou cursando 2 ° ano do E.M. e participo do PET (Programa Educação para o Trabalho) no Senac SJC;
• Não tenho nenhum tipo de vicio;
Habilidades:
• Facilidade para trabalhar em grupo, pois eu me lido bem com todos os tipos de pessoas e tenho flexibilidade nessa área;
• Não tenho medo de novos desafios, pois os desafios só vem a acrescentar na nossa experiência;
• Nunca trabalhei, mas já tenho certa experiência com trabalho voluntário que é tão ou mais difícil que o trabalho assalariado, pois exige muita responsabilidade e dedicação;
• Eu posso dizer que sou uma pessoa confiante, eficiente e às vezes um pouco perfeccionista, pois gosto de cada coisa no seu lugar e não gosto de deixar nada para depois;
• Se contratada não vou só para aprender, mas também ajudar a empresa a crescer, pois seu trabalho em uma empresa faço parte dela então o meu dever contribuir da melhor forma possível e com máxima eficiência;
• O que me diferencia das outras pessoas é a seriedade que eu tenho com as coisas que faço e o saber ouvir, pois gosto de saber a opinião do outro e o que eles pensam isso só me ajuda a desenvolver tanto pessoalmente como profissionalmente;
• Finalizando, outra marca importante é o espírito de liderança porque eu não tenho medo de assumir responsabilidade.

LIDERAR É UM ATO DE CORAGEM

A coragem é o primeiro passo para se atingir um objetivo, pois o sujeito que é covarde pessimista e não acredita na própria sorte é deixado de lado por todos e até por si próprio. Todas as pessoas nascem com vontades e desejos, mas se não houver persistência, força e coragem não chegará a lugar algum. O líder é aquele que desacomoda que motiva e faz com que todos tenham orgulho de caminhar ao seu lado.
A história narrada no Livro das Virtudes II, de William J. Bennett, sobre Alexandre O Grande é um bom exemplo do ato da coragem na liderança.
Certa vez, ele conduzia seu exército de volta para casa depois da grande vitória contra Porus, na Índia. A região que cruzavam no momento era árida e deserta, e os soldados sofriam terrivelmente de calor, fome e, mais que tudo, de sede. Os lábios rachavam e as gargantas ardiam por falta de água. Muitos estavam prestes a se deixar cair no chão e desistir.
Um dia por volta de meio-dia, o exército encontrou um destacamento de viajantes gregos. Vinham montados em mulas, e carregavam alguns recipientes com água. Um deles, vendo o rei quase sufocar de sede, encheu um elmo com água e ofereceu-lhe. Alexandre pegou o elmo nas mãos e olhou em torno de si. Viu os rostos sofridos dos soldados, que ansiavam, tanto quanto ele, por algo refrescante.
Pode levar - disse ele -, pois se eu beber sozinho o resto ficará desolado, e você não tem o suficiente para todos.
E devolveu a água sem tomar uma gota. Os soldados, aclamando seu rei, puseram-se de pé e pediram que o líder continuasse a conduzi-los adiante.

ESCRITO POR: CARLA DE LIMA TEIXEIRA(REPRESENTANTE) E DEBORA DE SOUSA VIVEIROS(VICE-REPRESENTANTE)

COMO SE TORNAR UM BOM LÍDER

Há dois tipos de líderes, o primeiro é o intuitivo, que desde pequeno exerce o dom da liderança, o segundo é o que adquire o espírito de liderança com o tempo observando lideres natos. Ambos se relacionam bem com todos os tipos de pessoas e tem facilidade de se adequar a qualquer ambiente.
Para se tornar um bom líder é preciso adquirir algumas técnicas ou habilidades indispensáveis, para alcançar-las observe no seu dia-a-dia quem você acha um líder, preste atenção em seus gestos, como ele age e como passa suas emoções para as outras pessoas. Se tornar um líder não é fácil, exige esforço, dedicação e outras habilidades essenciais como responsabilidade, paciência, ética, compreensão, flexibilidade e principalmente coragem.
A diferença entre líder e “chefe” pode explicar porque encontramos gerentes, supervisores e lideres de equipe sem nenhum perfil para o exercício da liderança. O líder comanda um grupo quase instintivamente sem ninguém nomeá-lo para essa função já o “chefe” na maioria das vezes é um bom funcionário, mas é escolhido como líder apenas por suas habilidades técnicas esquecendo as outras qualidades características de um bom líder.

ESCRITO POR: CARLA DE LIMA TEIXEIRA(REPRESENTANTE) E DEBORA DE SOUSA VIVEIROS(VICE-REPRESENTANTE)